Olá! Eu sou Fernanda Lima Dantas, dentista em Fortaleza (Aldeota) e hoje vou compartilhar um pouco sobre CLAREAMENTO DENTAL.

Tipos de Clareamento Dental

Existem três formas de clarear os dentes clareamento dental de consultório, clareamento dental caseiro e clareamento dental interno.

Clareamento Dental Interno

O clareamento interno é feito quando o dente é escurecido por motivos como

  • Tratamento de Canal
  • Traumas no dente

Optamos por este tipo de clareamento quando precisamos clarear só um dente, ou poucas unidades, e é um tratamento que nem sempre consegue clarear 100% do dente, pois o manchamento é muito mais interno. Mas é uma excelente opção pois é conservador ( não precisa desgastar os dentes ) e rápido.

  • Quanto tempo demora para clarear os dentes : De 1 a 5 sessões.
  • Nível de Sensibilidade: O paciente não sente nada pois o dente já é tratado canal, ou seja, não tem mais os nervos do dente.
  • Nível de clareamento obtido: Muito bom, na maioria dos casos.

Clareamento Dental Caseiro

PASSO A PASSO

Como o próprio nome explica, o clareamento dental caseiro é iniciado após a confecção das moldeiras individuais pelo dentista, através de uma moldagem em consultório. Expliquei detalhes sobre ele nesse vídeo AQUI.

Após isso, entregamos algumas seringas do produto { Entre 1-5 seringas – depende do que o dentista combinou com você no início do tratamento }

clareamento dental caseiro

O produto deve ser aplicado na superfície equivalente a “frente” dos dentes, na moldeira. Uma gota por dente, até o segundo pré molar que é até onde o sorriso mostra, mais que isso não é necessário por os dentes mais posteriores não aparecem no sorriso.

  • Tempo de uso : 30 min – 1hora, dependendo do produto que se utilize. { SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU DENTISTA }
  • Em quanto tempo percebe-se clareamento : 2 semanas – 30 dias de uso já é possível notar diferença de cor – é importante fazer registro de fotos para acompanhar a mudança pois acontece bem rápido e nós acostumamos com a cor.

Clareamento Dental a Laser ( Ou de Consultório )

O Clareamento Dental de Consultório ou clareamento a laser é um dos procedimentos que mais realizo aqui no consultório.

passo a passo

Inicialmente faço uma avaliação inicial onde iremos registrar com fotos a cor inicial, iremos conversar sobre cor, eu irei entender a exigência estética de cada paciente, assim como explicar caso hajam limitações no caso. Essa avaliação é imprescindível para avaliar a presença de trincas e fraturas, avaliar nível de sensibilidade e fazer um clareamento dentário sem dor.

Concluída a primeira parte partimos para a primeira sessão, iniciamos com uma limpeza dental para remover os resíduos de alimentos e polimos a superfície do dente. Então o paciente é o que chamamos de “isolado” iremos colocar o afastador e aplicar um produto de proteção nas gengivas para que o produto clareador não toque as gengivas, lábios, bochechas e língua.

clareamento dental laser

Depois disso, aplicamos o produto na superfície dos dentes por 40min-1hora, dependendo do produto e da necessidade.

Se houver necessidade, pode ser aplicada luz { aquela luzinha azul conhecida nas fotos de clareamento }.

 

O clareamento dental pode ainda utilizar o laser ( luz vermelha), mas este não tem a finalidade de aumentar o clareamento obtido e sim, auxilia na redução da sensibilidade, ou seja, menos dor ainda. Sinceramente, o laser só é necessário em casos onde há sensibilidade exacerbada, trincas ou fraturas mais expostas, a grande maioria das pessoas NÃO PRECISA DA LUZ DO LASER para fazer clareamento dental. E alguns produtos clareadores não precisam de qualquer tipo de luz para serem ativados. Ou seja, a luz é dispensável nesses casos.

  • Tempo de tratamento: 3-5 sessões ( se você nunca fez clareamento ou está com os dentes muito escuros )
  • Intervalo entre as sessões: 4-7 dias

Clareamento Dental Caseiro ou a laser – Qual melhor?

Como em tudo na Odontologia, não existe “o melhor tratamento” e sim o mais indicado, mas para te ajudar a comparar os tipos de tratamento eu fiz uma tabela listando as principais características de cada tipo de clareamento. Veja abaixo:

CASEIRO CONSULTÓRIO INTERNO
Tempo de tratamento 1-2 meses 3 semanas 1-4 semanas
Esforço do paciente entre sessões ✯✯✯
Custo do tratamento ✯✯ ✯✯✯ ✯✯
Rapidez ✯✯✯ ✯✯✯✯✯ ✯✯✯✯
Previsibilidade do resultado final ✯✯✯✯ ✯✯✯✯✯ ✯✯
Clareia restaurações em resina Não Não Não
Clareia dentes que tem canal Não Não Sim

Como funciona o clareamento dental?

No clareamento dental, caseiro ou de consultório, o peróxido que é utilizado age na superfície dental penetrando no dente e quebrando as moléculas maiores e escurecidas em moléculas menores que refletem a luz de forma diferente. É assim que o clareamento remove as manchas mais profundas dos dentes mesmo sem nenhum desgaste ou luz. E é por isso que só o clareamento feito no dentista é capaz de dar um resultado a longo prazo, sem riscos nem sensibilidade.

como funciona o clareamento

Além disso, o clareamento remove as manchas que são extrínsecas, ou seja, manchas de coca-cola, café, vinho, açaí, que pigmentam a superfície dentária por fora.

Imagine uma parede toda branca. Se eu encostar meu pé sujo, o que acontece? Ela fica preta instantaneamente? NÃO! Ela vai apenas pigmentar. É o mesmo que ocorre com nossos dentes. Os alimentos potencialmente manchadores depositam pigmentos escuros que causam essas manchas e o clareamento dental é capaz de remover muito facilmente esse tipo de mancha.

Produtos utilizados no clareamento dental

Basicamente fazemos uso dos peróxidos, de hidrogênio ou carbamida, em porcentagens diferentes de acordo com a necessidade de cada caso. Apenas esses produtos tem o potencial de remover manchas externas e internas.

Carvão, açafrão, branqueador dental preto e outros produtos até importados pelo Aliexpress que se dizem branqueadores dentais NÃO devem ser utilizados pois além de não remover manchas internas, podem desgastar a superfície dos dentes, causando sensibilidade IRREVERSÍVEL.

Os produtos que utilizamos são muito bem estudados e testados antes de chegar até você, e por isso, são seguros.

Gosto de frisar bem esse assunto pois diariamente recebo pacientes em meu consultório com casos de sensibilidade causadas por esses produtos. Existem alguns casos que os dentes estão tão sensíveis que é necessário até tratar canal!

Por isso, se você precisa ter os dentes mais brancos, evite soluções caseiras e procure um dentista! Existem tratamentos para todos os gostos e bolsos!

Orientações para quem está fazendo clareamento dental

Independente do tipo de clareamento que você esteja fazendo, existem algumas orientações gerais que você deve seguir. São elas:

  • Evitar líquidos escuros como café, açaí, vinho tinto e coca cola durante o período que você estiver em clareamento
  • Higienizar bem os dentes para evitar qualquer inflamação entre a pausa do clareamento
  • Utilizar pastas específicas para sensibilidade dental
  • Usar escovas macias
  • Usar canudo caso precisa tomar algum líquido escuro

Valor do clareamento dental

Nós dentistas, somos impedidos de divulgar preço de outra forma que não seja após uma consulta. Nosso código de ética não permite.

Porém para que você não fique sem uma noção de preço em 2018 ano em que escrevo este artigo, eu posso te dizer que o investimento maior que você faz é se você optar pelo clareamento combinado ( caseiro + consultório ) que por sua vez é mais caro que só o consultório, que é mais caro que só o caseiro.

Ou seja, se o orçamento está apertado, opte pelo caseiro que trará um bom resultado, apesar de demorar um pouco mais, o resultado final é o mesmo.

Vídeo sobre clareamento Dental

Recentemente eu fiz um vídeo falando sobre o assunto e respondendo perguntas sobre clareamento dental.

Dá uma olhada:

https://www.youtube.com/watch?v=7mM8s_PLk9U&t=70s

 

Respondendo dúvidas sobre clareamento dental

  • Quantas sessões são necessárias para o clareamento a laser?

Normalmente, de 3-5 sessões. Porém a maioria dos meus pacientes com 3 sessões já tem um excelente resultado!

  • Clareamento só funciona se for clareamento a laser?

Na verdade, o laser não serve para potencializar o efeito clareador e sim para reduzir a sensibilidade. Ou seja, o clareamento dental independe do laser.

  • Clareamento deixa os dentes sensíveis?

Alguma sensibilidade já é esperada, pois a reação que ocorre é muito rápida. Isso pode piorar um pouco quando o paciente tem recessões ou trincas nos dentes. Por isso, é essencial a avaliação inicial que irá nortear quais os cuidados devemos ter para minimizar a sensibilidade que aquele paciente irá sentir.

  • Quem não pode fazer clareamento dental?

Grávidas e lactantes, crianças, pessoas com hipersensibilidade exagerada e não tratada, pessoas com problemas de estômago severo ( para o clareamento caseiro) e pessoas com alergia ao produto utilizado.

  • Porque ter um sorriso mais branco importa?

O sorriso é nosso cartão de visitas. É com ele que expressamos nossa felicidade. Todos nós reparamos quando vemos um sorriso que não é bonito. Uma das coisas que inevitavelmente reparamos é a cor. Um sorriso escurecido deixa a aparência mais velha enquanto um sorriso branco rejuvenesce instantaneamente. E quem não gosta de parecer mais bonito?

  • Esse procedimento é feito no consultório?

SIM! Confira aqui todos os procedimentos realizados.

Gostou?

Para agendar uma consulta clica no botão abaixo

agendar consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =